Sobre o que se vê

Gabriela Chalub
2 min readMar 10, 2021

--

7 dias sem me olhar no espelho. Você já experimentou isso? Pode ser uma besteira, mas qualquer mudança no nosso dia a dia, por menor que seja, vai causar uma mudança também na nossa maneira de pensar.

No caso, eu queria experimentar o que poderia causar na minha auto estima e auto imagem ficar 7 dias sem me ver. Primeiro que eu percebi o quanto estou o tempo todo me vendo (e olha que nem sou dessas de ficar se namorando horas). No banheiro, no elevador, na entrada do prédio, no reflexo em prédios espelhados pela rua… Em casa foi fácil, era só tirar os espelhos, mas em qualquer outro lugar, era preciso fugir do olhar (o meu próprio olhar).

Em geral nós somos, ao menos em algum nível, influenciados pelos padrões de beleza reconhecidos na sociedade em que estamos inseridos culturalmente. Me olhar todo o dia no espelho me indica o quanto naquele dia eu estou mais próxima ou mais distante do padrão. Cabelo desgrenhado, uma roupa que não tá muito legal, gorduras corporais indesejadas, olheira etc etc etc. Todo santo dia eu me avalio. E, sejamos sinceros, na maior parte dos dias eu não me sinto bem com o que vejo. Sentir meu corpo fora do padrão, por mais que eu tente desconstruir isso dia após dia e já tenha feito uma boa caminhada, é algo que o espelho me denuncia a cada manhã e isto tem um grande impacto sobre como eu me coloco no mundo.

É claro que não me olhar no espelho por uma semana não me fez estar instantaneamente bem resolvida com estas questões, era apenas uma experiencia, uma tentativa de ver qual o impacto teria sobre mim e que tipo de questões me suscitaria ficar uma semana sem me julgar pela aparência, sem me avaliar, sem me diminuir, sem me ver por fora, e talvez assim dar mais atenção a parte de dentro, que convenhamos, é muito mais bonita.

Sugiro a tentativa à você que me lê e que pode se beneficiar de dar uma trégua no olhar severo que muitas vezes temos sobre nós mesmos… A semana já passou e eu ainda não recoloquei os espelhos aqui de casa, to gostando de me olhar por dentro. ;)

ps: se você me viu andando por ai nessa última semana toda desconjuntada, já sabe o motivo.

--

--